Cenografia do Dekmantel Festival São Paulo 2017 por SuperLimão Studio, Atelier Marko Brajovic e Estúdio Guto Requena

SuperLimão

São Paulo sediou em fevereiro o holandês Dekmantel Festival, um dos mais importantes festivais de música eletrônica do mundo. O Jockey Club de São Paulo atraiu 6 mil pessoas que puderam vivenciar um evento para além da música. A ideia geral da cenografia foi a simbiose entre cada um dos palcos e a própria arquitetura do Jockey, cujo projeto data da década de 40, feito pelo arquiteto francês Henri Sajous.>>>

Para a criação da cenografia de três palcos do festival, um time de arquitetos foi convidado para participar do projeto: SuperLimão Studio, Atelier Marko Brajovic e Estúdio Guto Requena. A linguagem e programa dos palcos seguiu o evento original desenvolvido pelo holandês Bob Roijen (Light & Stage Designer). O projeto de iluminação é do Sala 28 e a execução da cenografia da GTM.

SuperLimão

O palco principal, Main Stage, se aproveitou da atmosfera do Jockey e o skyline de São Paulo, com suas diversas torres de luzes espalhadas. Por lá se apresentaram grandes nomes da música eletrônica do passado e presente. O cenário está desenhado com base em uma atmosfera mais próxima a ambientações industriais de cenografia minimalista da música eletrônica. Paineis de madeiras pintadas com uma textura foram instalados em 8 torres; neles, painéis de led com projeções de Bob Roijen foram exibidos em sinergia com cada artista que se apresentou. Por entre esses paineis, faixas lineares de luzes se projetaram verticalmente, criando uma atmosfera mística sobre os artistas e o palco. A cobertura, com um grande balanço, seguiu a linguagem da cobertura das arquibancadas do Jockey Club.

No palco Goptun, houve a transmissão do canal Boiler Room, palco que teve clima intimista e imersivo. Os arquitetos imprimiram uma linguagem mais transparente, que valorizasse o Tattersall do Jockey a partir da construção de uma cobertura leve de estrutura metálica e com iluminação difusa: canhões de luz instalados sob do piso do praticável refletiam na cobertura existente. Como recebeu Djs e bandas, o palco foi pensado em dois níveis.

Já o Palco Selectors, como o nome diz, fala sobre uma seleção sofisticada e incomum dos DJs que lá se apresentaram, no estilo de um ambiente interno e acolhedor de uma loja de discos. Abrigou uma área envolta por construções e árvores. A madeira foi o material escolhido para o contato com as pessoas e o clima do espaço. Foram criados 3 pórticos que suportavam a cobertura formada por vigas de madeira, e que desciam atrás do DJ, formando o backdrop no mesmo clima. A impressão é que há um ponto de fuga e todas as atenções se voltam para o artista que se apresentou.

Dekmantel é uma empresa musical sediada em Amsterdam que promove lançamentos e eventos globais para música de ponta. Após anos organizando festas, seus fundadores Thomas Martojo e Casper Tielrooij decidiram ampliar o amor que têm pela música de qualidade, pouco convencional e dançante, com a criação de um selo em 2009. Quatro anos depois, juntos a um amigo de longa data e então sócio, Matthijs Theben Terville, o trio decidiu expandir suas operações para dentro do universo dos festivais. O Dekmantel Festival se estabeleceu não somente como um festival de música eletrônica sem paralelos na Europa, mas também como uma organização apreciada por sua paixão profunda e genuína pela música dançante underground.

Serviço:
SuperLimão Studio
(11) 3518-8919
http://www.superlimao.com.br