Metrópole Arquitetos apresenta proposta de requalificação da Praça Vilaboim em São Paulo, tombada pelo CONPRESP

Vilaboim

No coração de Higienópolis, bairro da zona oeste de São Paulo, a Praça Vilaboim é uma importante praça pública, reconhecida pelos moradores do bairro pela sua densa arborização e por ser essencial para a qualificação do bairro. Apesar deste reconhecimento, a praça hoje não dispõe de uma boa condição de uso, o que acaba por alterar o seu uso como deveria ser.>>>

Com este cenário, o Metrópole Arquitetos, que tem à frente os arquitetos Anna Helena Villela e Silvio Oksman, desenvolveu um projeto de requalificação da Praça Vilaboim – que é tombada pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação de Patrimônio) – e que já fora apresentado aos moradores e associações de bairro, que aprovaram o projeto e a iniciativa, mas que ainda espera por investidores para execução da proposta.

O partido arquitetônico adotado pelo Metrópole Arquitetos foi o de criar uma esplanada seca no centro da praça envolvido por duas grandes áreas permeáveis com árvores e vegetação rasteira sem grades. Nesta área, o desnível entre as ruas Armando Alvares Penteado e Aracaju se resolveria através de uma suave rampa que garante a circulação entre estes lados da praça e resolve as questões de acessibilidade universal. Esta nova configuração permite uma boa ocupação da praça e a desejada permeabilidade visual que garante a segurança do público e inibe atividades ilícitas.

Neste sentido, a proposta é reafirmar as qualidades da praça e resolver os problemas da configuração atual: baixa permeabilidade visual, que leva à falta de segurança; iluminação insuficiente e a falta de manutenção da vegetação e do mobiliário urbano.

Na esplanada, o piso se transforma em mobiliário urbano com blocos de várias alturas que criam uma pequena arquibancada e funcionam como proteção para a área infantil.

A Banca seria relocada de modo a permitir a transparência e a fluidez necessária à praça, sendo previstas ainda duas áreas para estacionamento de bicicletas.

Além das arvores existentes, o projeto propõe o plantio de arvores frutíferas e ipês, garantindo a cobertura vegetal do espaço como um todo. A vegetação, mobiliário urbano e pisos foram pensados para um baixo custo de manutenção.

Assim, a Praça Vilaboim ampliaria a sua massa arbórea oferecendo uma área verde mais intensa e a possibilidade de uso pleno todos os dias, o dia inteiro, com segurança e qualidade de espaços.

Ficha:
Projeto: Requalificação da Praça Vilaboim
Tipologia: Urbanismo
Arquitetura: Anna Helena Villela, Silvio Oksman, Liz Arakaki e Beatriz Vicino (Metrópole Arquitetos)
Paisagismo: Alexandre de Carvalho
Luminotécnica: Ricardo Heder
Imagem: Neorama

Serviço:
Metrópole Arquitetos
(11) 3259-7405
http://www.metropole.arq.br

 

Ver projeto no Arqbrasil

Ver projeto do Metrópole no Arqbrasil