IDOM assina projeto do novo Parque da Gare, em Passo Fundo (RS), transformação paisagística e urbanística vem acompanhada por infraestruturas como feira do produtor e lanchonete

Parque

A IDOM, escritório espanhol de arquitetura com presença no Brasil, foi o responsável pelo projeto de transformação do Parque da Gare, em Passo Fundo (RS). Criado nos anos 80 a partir da desativação da linha férrea – que impulsionou a economia do município – o parque nunca havia sido finalizado e estava em estado de abandono, se tornando uma área evitada pela população.

Além de uma grande remodelação da parte paisagística e urbanística, o projeto introduziu algumas infraestruturas: uma feira do produtor substituindo a que anteriormente funcionava no prédio da Antiga Gare, mas sem as condições exigidas; uma lanchonete com ponto de informação substituindo o pequeno bar exterior existente; uma nova zona de banheiros e manutenção; e uma biblioteca digital com zona de apoio na parte mais baixa do parque, junto ao lago, também requalificado e integrado no desenho do parque, sendo realizada toda a sua limpeza e caracterização para recebimento das águas naturais existentes no parque. Ao mesmo tempo, todas as infraestruturas tombadas existentes foram reforçadas na sua importância com a sua integração espacial e completa requalificação, mantendo os traços originais.

O espaço urbano do novo parque foi desenhado para ser usufruído com elementos de convívio e contemplação. O desenho adota os caminhos e alguns espaços existentes, melhorando a sua qualidade e acrescentando outros percursos para acessos e organização interior do parque. A intervenção urbana foi dividida em dois tratamentos distintos, o interior pertencente ao parque em piso de concreto e o exterior pertencente à cidade, em pedra da região – como todos os passeios da cidade de Passo Fundo, mantendo a relação entre a cidade e o novo parque renascido.

Serviço:
Idom
11 2589-4023
http://www.idom.com