MM18 Arquitetura assina edifício corporativo Nova Quest em Alphaville

Nova Quest

Uma construção de lajes grandes, de mil metros quadrados – algo raro na região de Alphaville (SP) – foi o pedido do cliente ao MM18 Arquitetura, dos sócios Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, para o projeto do edifício corporativo Nova Quest. Outra demanda era que a construção precisava ser rápida. Com essa necessidade, o sistema construtivo adotado foi a construção em concreto pré-moldado e com revestimentos metálicos.

Nesse cenário, o grande desafio foi agregar valor estético ao Nova Quest. A inspiração do MM18 veio de um estilete e sua lâmina com ângulos agudos e horizontais, sendo esses ângulos em formato de trapézio e bem afiados – estética que pode ser vista na forma do edifício construído. Pensaram ainda em fazer dois edifícios e um elevador no meio, mas chegaram a uma proposta melhor de unir as lajes e dividi-las em duas.

Logo, a montagem foi como um quebra-cabeça. A estrutura com pilar, em uma peça única em todos os pavimentos, foi instalada. Depois veio a viga e depois a laje. O edifício tem três pavimentos, mais o térreo, em uma área total de 6 mil m².

Além do vidro – para aproveitar a luz natural -, os materiais predominantes foram as telhas metálicas e os elementos vazados em concreto. O projeto luminotécnico é do

MM18, que adotou uma tubulação amarela em toda iluminação do prédio. Construído para o próprio investidor receber sua empresa, os outros andares ficaram disponíveis para locação. No térreo, foram instalados restaurantes, lojas e outros comércios. Construído nos moldes de um galpão, o Nova Quest foi uma construção de baixo custo.

Ficha
Nova Quest
Arquitetura: MM18 Arquitetura
Local: Alphaville, São Paulo, Brazil
Ano: 2016
Fornecedores
Luminotécnico – MM18 Arquitetura
Gerenciamento de Obra – Construtora Sentec
Materiais – Vidro, telha metálica, concreto, revestimento em telha metálica e elementos vazados em concreto
Fotografias: Pedro Vanucchi

 

[Ver Projeto]

 

Serviço:
MM18 Arquitetura
(11) 3892-3164
http://mm18.com.br