Edifício residencial localizado em Santa Catarina prima pela geometria contemporânea, que realça formas e volumes. Destaque para rooftop que permite vista panorâmica da cidade.

Geometria
Um projeto que busca minimizar os excessos e maximizar experiências. Esse é o conceito do Black Apartments, cuja arquitetura destaca formas, texturas e volumes, e elimina os excessos – um minimalismo sutil, porém essencial para um estilo de vida focado no que realmente importa. O Black Apartments, desenhado por encomenda pelo escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, de Blumenau (SC), para a construtora Vasselai, é um projeto pensado de fora para dentro, com linhas simples e uma arquitetura que integra as quatro fachadas ao entorno da cidade. Traz um elemento geométrico que divide a torre e conecta a base ao rooftop, onde estão as áreas de lazer, uma experiência visual e sensitiva para quem frequenta o ambiente.

Geometria

Black Apartments: geometria contemporânea evidencia formas e volumes

O arquiteto Osvaldo Segundo explica que a volumetria de identidade geométrica marcante é organizada por um eixo central, que guia o olhar de baixo para o alto da edificação que, no topo, tem sua face inclinada para o rio. Assim, a cobertura torna-se a principal área de lazer do edifício. “A forma feita em concreto se destaca em meio ao tom escuro da estrutura, conferindo monumentalidade. As janelas em movimento quebram a rigidez da forma e amplas aberturas na fachada frontal conferem leveza ao volume escuro”, observa Segundo. A planta foi definida a partir da relação com a área onde o empreendimento se insere. A fachada envolve a edificação, fazendo-a se incorporar à paisagem local.

Geometria
O rooftop fechado é composto por poucos elementos, de linhas e volumes puros, arrebatados pelo pé-direito monumental. Seu fechamento é todo feito em vidro ou grade, integrando-o às visuais do entorno. O uso da estrutura é diverso e dinâmico, de lazer a negócios. O mobiliário, as cores e as texturas foram pensados para tal. Materiais brutos, como o granito flameado, a madeira e o cimento são combinados a materiais polidos, como a laca preta brilhante e o cobre, atingindo uma sofisticação aconchegante, acessível a todos. A premissa básica é o convívio harmônico e a integração entre pessoas.

Já o rooftop aberto permite uma vista panorâmica da cidade. A inexistência de qualquer cobertura é a grande surpresa, pois o espaço acontece ao ar livre, pronto para ser vivenciado. A grande mesa tem posição privilegiada e é adornada por árvores, que criam um microclima agradável e festivo. Texturas de materiais naturais como a madeira e o mármore carrara o mantém simples e acessível. Ao entardecer, o cenário ganha iluminação indireta posicionada estrategicamente.

Ficha:
Black Apartments
Local: Blumenau (SC)
Data do início do projeto: 2015/2016
Data da conclusão da obra: 2019
Área do terreno: 669m²
Área construída: 2.500m²
Projeto Arquitetônico: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Arquitetura de Interiores Rooftop e SkyBar: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Projeto Muro e Hall Entrada: Yuri Borges
Construção/Incorporação: Vasselai Incorporações Ltda
Comunicação e Identidade: Firmorama
Projetos Complementares: WMZ Engenharia
Paisagismo: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Luminotécnica: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Imagens: Oficina 3D

Serviço:
Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
(47) 3041-5058
http://osvaldosegundo.blogspot.com.br