Espaços médicos com layout aprimorado e soluções funcionais por Krakowiak & Tavares Arquitetura

saúde
Revestimentos de fácil higienização, circulação fluída, organização máxima e, sobretudo, uma decoração convidativa e aconchegante desde a recepção até as áreas de atendimento e de exames. Essas são as características de um espaço médico bem projetado, cuja preocupação não está apenas no melhor atendimento oferecido aos pacientes como no bem-estar essencial para o trabalho de médicos e funcionários.  Especialistas no assunto, as arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, do escritório KTA – Krakowiak & Tavares Arquitetura, acabaram de entregar mais um consultório, desta vez da especialidade  de ginecologia e obstetrícia,  pautado na saúde da mulher.

De acordo com Claudia Krakowiak Bitran, cores, iluminação e mobilidade são pontos chaves para um projeto bem sucedido. “Em clínicas e ambientes hospitalares, as nuances devem tranquilizar e transmitir um ambiente de paz. Outra dica é evitar cores capazes de despertar agitação, deixando-as para os detalhes. Na escolha dos revestimentos, as opções práticas, duráveis e de fácil limpeza são mais que indicadas. “Para o piso, tons claros, como bege e cinza, trazem a sensação de amplitude. O vinílico é uma alternativa prática, moderna e simples de limpar,”, argumenta Claudia. Quanto a luminosidade, o ideal é valorizar a presença de luz natural.

Em se tratando de mobilidade, o ambiente precisa proporcionar passagens e acomodações que garantam o fluxo e o bem-estar dos pacientes e acompanhantes, além de assegurar total liberdade aos movimentos do médico durante a execução de consultas e exames. “Sempre que projetamos um consultório, avaliamos a especialidade médica e o público-alvo. Saber a faixa etária e o perfil das pessoas que serão atendidas é essencial para propormos as melhorias no uso do espaço e o aprimoramento do layout”, completa Ana Cristina. Para finalizar, atenção na escolha do mobiliário. Convém optar por cadeiras, sofás e poltronas confortáveis e ergonomicamente corretos.

Soluções criativas de marcenaria facilitam o dia a dia e a organização do profissional, como gavetas embutidas, prateleiras para acessórios e compartimentos para objetos pessoais: “O profissional ganha tempo se todos os seus instrumentos estiverem à mão, principalmente se o espaço for pequeno. A marcenaria deve ser planejada visando à funcionalidade”, completa.

Serviço:
KTA Krakowiak& Tavares Arquitetura
(11) 3045-2443
www.kta.com.br