Independentemente do estilo ou preferência, é consenso que passar o verão num espaço ao ar livre, pensado exclusivamente no conforto é o ideal

Beatriz Castanho

Com essa preocupação, a arquiteta Beatriz Castanho, de São Paulo, assinou duas áreas externas com estilos bem diferentes. Optar por móveis bonitos e, sobretudo, resistentes ao tempo é essencial, assim como eleger revestimentos antiderrapantes para o piso. O resto fica por conta da criatividade.>>>

Na primeira ideia, numa casa no bairro do Morumbi, em São Paulo, Beatriz otimizou o uso do espaço, tornando o ponto de encontro preferido da família e dos amigos. “Substituí a piscina que existia por um SPA e coloquei um deck de madeira que proporciona conforto e segurança, pois é antiderrapante”, explica Beatriz. Além disso, o deck foi estendido e se transformou num banco para oferecer mais espaço aos convidados – ele serve tanto para um bate papo, descansar ou simplesmente ler um bom livro. “A área não tinha nenhum verde, por investi na área gramada, no muro com jardim vertical e na horta caseira, disposta na outra ponta do ambiente, humanizando o lugar e trazendo mais vida”, completa a arquiteta.

Beatriz Castanho

Na segunda proposta, numa casa de veraneio em Ibiúna, SP, a área externa com piscina é o ponto alto do lazer, além de fazer a ligação entre as alas sociais e o anexo gourmet, outra atração do projeto com direto a forno de pizza e churrasqueira. Nesse recanto, o pergolado não só sombreia o local como demarca a circulação. O verde de todo o jardim foi iluminado de baixo para cima de forma que nenhum elemento roubasse a cena e dessa forma ilumina-se as copas das árvores e o terreno indiretamente.

O paisagismo foi amadurecendo naturalmente ao longo do tempo. Beatriz então propôs uma escada de dormentes de trem que são intercalados com a grama, tornando a circulação mais charmosa e confortável.

Serviço:
Beatriz Zanini Castanho Arquitetura e Interiores
(11) 998-666-931
http://beatrizcastanho.com.br