O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, localizado em Vitória, está com 65% das obras de expansão concluídas e conclusão prevista para Setembro, segundo informações do governamentais

Aeroporto

O objetivo do projeto do aeroporto, assinado pela Bacco Arquitetos, é ampliar a capacidade do terminal capixaba de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano.

O escritório projetou novos Terminal de Passageiros (TPS), Edifício do Corpo de Bombeiros (ECB), Torre de Controle (TWR) e Central de Utilidades (CUT), que reúne os sistemas de apoio para operação do terminal de passageiros e das pistas e pátios do aeroporto, além dos estacionamentos, portarias e sistema viário. O novo terminal de passageiros será um grande eixo longitudinal com as área técnicas e de circulação vertical, com grande fluidez transparência.

As pistas de pouso e decolagem serão ampliadas, com a extensão passando de 1.750 m para 2.058 m, visando atender voos internacionais. O projeto ainda prevê um pátio para trânsito e estacionamento de aeronaves com 45,3 mil m² e dez novas pistas de taxiamento.

Outro ponto importante foi quanto ao sistema estrutural adotado: o objetivo aqui era promover a flexibilidade do programa, permitindo ajustes futuros sem interferir na dinâmica do aeroporto. Para isso, foi proposto um sistema de estrutura mista de aço e concreto armado. Além disso, o desenho da cobertura recebeu um tratamento especial de forma a evitar reflexos pontuais nas aeronaves e a ser um elemento de surpresa para quem vê do avião – a quinta fachada, fundamental para aeroportos.

Serviço:
Bacco Arquitetos
(11) 3258-5961
http://www.bacco.com.br

 

Ver projeto no Arqbrasil

Ver projeto do Bacco no Arqbrasil